Serviços
Dicas de Nova York
Boas compras na região
Passeando por New York City
Shows, Espetáculos, Eventos

O inverno por aqui


O inverno de Nova York pode ser uma experiência congelante se não estiver bem preparado. Pra quem já está pensando nas malas, é preciso lembrar que alguns itens que não fazem parte do guarda-roupa habitual devem ser acrescentados, como o protetor de orelhas, touca ou chapéu (por menos que você goste) e a roupa térmica, uma espécie de ceroula+camiseta.

Estamos considerando que você vá passear pela cidade e estar exposto ao frio por mais de vinte minutos. Dependendo da temperatura, esse tempo é mais que suficente para fazer sentir dor nos ossos dos despreparados. Produtos que têm thinsulate protegem melhor contra o frio. O thinsulate é comum nas luvas e casacos.

As luvas de couro fininhas não servem pra muita coisa, bem como as de lã (tricot). Existem umas luvas pouco elegantes, mais gordinhas e que, estas sim, deixam as mãos aquecidas. Se você quiser usar a sua luva mas estiver com medo do frio, pode comprar uma fininha de "fleece" pra colocar por baixo.

Generalizando demais, existem os casacos "down" e os "dressy". A melhor pessoa pra decidir qual você precisa é, naturalmente, você mesmo. Pense qual é seu estilo, como você se veste, se quer tirar onda de bacana e coisa e tal. Lembrando que pele verdadeira já era, por favor! Já foi chique, agora é politicamente incorreto, então nem comentemos.

Se você vier numa época muito fria ou se tiver baixa resistência ao frio, vai ficar mais aquecido com um down. Se quiser mesclar bem com os locais, que seja preto. Além do que, se você for ao teatro ou fizer algum outro programa mais arrumadinho não vai ser impróprio. O ideal é que tenha dois punhos; o interno, mais justo, evita a entrada de ar frio. Observe também que o zíper seja coberto, pelo mesmo motivo. No fim de um dia de bate-perna, você sentirá nos ombros o peso de um casaco muito pesado; pondere na hora da compra.

Importante manter a pele do rosto hidratada, sobretudo das crianças, porque o vento machuca e, geralmente, venta mais do que você espera. Não esqueça também de um bom hidratante para pés e mãos. Para os lábios, chapstick é o mais comum e, caso já estejam machucados, blistex.

Sapatos de solado de couro podem ser elegantes mas no inverno o melhor são as solas de borracha, que além de isolarem melhor, evitam os escorregões. A marca mais comum é a Timberland; ela é muito boa, resistente, não deixa entrar umidade, mas não esquenta, sendo necessárias meias de lã Lembre-se nas suas caminhadas pela cidade que o perigo da queda está menos na neve fofa e mais na camada fina de gelo que mal se percebe.

Cachecol também é essencial. Não muito fininho pra que você possa usá-lo para cobrir o queixo.

Não traga bolsas com alças curtas porque, como o casaco é fofo, torna-se praticamente impossível conseguir encaixar no ombro.

E lembre-se que os ambientes fechados são climatizados e não dá pra ficar de casacão. Não faz mal lembrar: vista-se em camadas).

Os produtos de inverno começam a ser vendidos quando o outono nem foi embora. Comprar nesta época do lançamento implica em poder escolher cores e modelos mas em pagar o preço original. Esperando mais um pouco, há o risco de não ter a sua cor preferida no tamanho desejado, mas o preço certamente estará mais baixo. Quem chega aqui no fim de inverno pode pegar nas prateleiras os produtos de primavera, dependendo do mês.

Bons lugares para os casacos são a Century 21, em downtown, em frente ao Ground Zero (WTC), a TJ Maxx e a Filene's Basement, duas lojas localizadas no mesmo prédio na Sexta avenida com Rua 18 (aproveite e visite a Bed Bath and Beyond no mesmo edifício) e a Burlington Coat Factory, também na Sexta Avenida um pouco mais acima do outro lado da rua, na altura da Rua 21. Preste atenção que a maioria das lojas devolve o dinheiro quando o cliente vai devolver um produto, mas a Burlington não, oferecendo apenas crédito na própria loja; isto quer dizer que você deve prestar bastante atenção na compra (há defeitos? é o tamanho ideal?) para não ficar empacado com um coupon na mão.

Há uma loja de sapatos que está tentando deixar de ser conhecida apenas como "loja de sapatos baratos" e oferecendo alguns (ênfase em alguns) produtos interessantes. Este último inverno tinham botas de solado de borracha e forradas com pele por US$24. O preço é claramente muito bom. O design é mediano, porém muito confortável e, o mais importante, aquecia bem. Payless Shoe Source, mas vá de olho, pois tem muita coisa feia e mal feita.

Se você não estiver preocupado com dinheiro, a história é outra. Há várias lojas de designers famosos e, claro, as grandes lojas como Macy's, Bloomingdale's, Saks, Barney's, Bergdorf Goodman, enfim.

A cidade no inverno tem seus encantos, mas se for sua primeira visita, vai te ensinar um novo significado para a palavra "frio", ainda que você seja do Sul do Brasil.

Venha preparado, quero dizer, agasalhado!

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão
Turismo New York - Copyright © 2014 / Todos os Direitos Reservados
Contatos Brasil / Whatsapp +16463875886 (24 horas)

Assessoria completa para turistas em Nova York